Carro Autolimpante
Em teste na Itália e também nos EUA, este carro usa da água produzida pela queima da gasolina para limpar a lataria e os vidros. Estima-se que a cada 10 km rodados, 900 ml de água sejam formadas durante a queima de combustível e o que este carro faz é recuperar parte deste líquido e repelir parte da sujeira devido a um revestimento especial.
Diversão Sustentável
Já pensou pedalar para assistir ao próprio filme? Pois
é, sua bicicleta geraria a energia da diversão. Essa é a proposta do
Magnificent Revolution Cycle-in Cinema, que permite aos interessados de Londres
usar a própria bike para ligá-la a um gerador e usar fones de ouvido para ouvir
o filme da telona ao invés da respiração ofegante dos demais presentes.
Cobertura Vegetal
A cobertura vegetal ajuda a manter a temperatura de um
prédio num nível estável e agradável, armazena calor quando faz frio e resfria
o ambiente quando lá fora está quente. As plantas também retêm água da chuva o
que pode aumentar a umidade daquele ambiente e até da cidade. Moradores de Nova
York cultivam hortas no terraço para aliviar o calor na cidade e principalmente
no prédio, recebendo incentivos financeiros do governo, criados em 2008. Já em
Toronto, no Canadá há uma lei que obriga que todo prédio construído na cidade
tenha jardins no terraço.
Cimento que Suga Gás Carbônico
Imagine uma árvore de concreto. Essa árvore poderia ter
a forma e estrutura de um prédio talvez, mas continuar fazendo troca de gás
carbônico com a atmosfera enquanto cresce. Já existe um prédio assim, tudo isso
por causa da ideia do biólogo norte-americano Brent Constantz de forrar a
chaminé de usinas termelétricas com cálcio. Quando isso é feito, o elemento se
liga com o CO2, formando carbonato de cálcio e este pode ser usado para fazer
cimento. A ideia é inovadora e assimila processos numa só tacada, pois permite
conseguir cimento a partir da fumaça e o carbono que antes iria para a
atmosfera agora acaba nas paredes das construções civis, principalmente de
prédios. Uma usina na Califórnia já testa o sistema e até agora tem
resultados surpreendentes: cerca de 550 de CO2 captador por dia, resultando
numa produção de 1.100 toneladas de cimento, diariamente.
Estrada
solar
A ideia do criador da Solar Roadways é usar painéis fabricados com um
material de alta resistência para suportar o peso dos veículos que trafegam o
dia todo e ao mesmo tempo aproveitar para captar energia solar e transformá-la
em eletricidade. Tal energia seria utilizada para “alimentar” a estrada, a qual
teria toda sua sinalização dependente da energia solar. Sendo assim, não seriam
mais necessárias pinturas no chão para indicar os alertas sobre as limitações
de trânsito na estrada, como: “Reduza a velocidade”. Além disso, seria possível
exibir mensagens sobre o tráfego na atual rodovia, ou seja, onde há acidentes e
outros empecilhos, as mensagens poderiam informar com antecedência algo
como “Avenida bloqueada”. E mais, a estrada solar também permitira que
todos os semáforos utilizassem energia limpa para controlar o tráfego.
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